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Tudo sobre a nova OGL de D&D: o que muda?

Dungeons & Dragons 5E em Português
OGL de D&D deve restringir criação de produtos comerciais da Wizards of the Coast

A Wizards of the Coast está lançando uma nova licença chamada OGL 1.1, que permitirá que editores independentes usem as regras básicas de Dungeons & Dragons para criar seus próprios jogos e suplementos. No entanto, essa licença deve ser muito mais restritiva do que a anterior e exige que qualquer pessoa que faça dinheiro com ela informe os produtos diretamente à Wizards of the Coast. Veja abaixo tudo o que se sabe sobre as mudanças na OGL 1.1 de D&D.

Quando o sistema D20 surgiu em 2000, a Wizards lançou o produto com uma licença permitindo que qualquer um pudesse usar as regras do jogo, alterar e distribuir como quisesse. Incluindo criar jogos novos. Na primeira versão, só era possível publicar com compatibilidade com D&D, era obrigatório ter o selo de D20 System na capa e para poder jogar tinha que comprar também o livro do jogador, livro do mestre e livro dos monstros (não era possível lançar o jogo todo completo, de forma independente).

Após o D&D 3.5, veio a licença OGL 1.0(a), permitindo lançar um jogo completo. Foi a partir daí que surgiram publicações nacionais como Tormenta RPG e Old Dragon, e internacionais, como Pathfinder, Starfinder e vários suplementos utilizando as regras do sistema D20.

A licença válida atualmente OGL 1.0, permitia que designers e editores criassem produtos livremente para o jogo. Porém, de acordo com as informações vazadas e publicadas pelo Gizmodo, a nova licença de D&D só permite a criação de jogos de RPG de mesa e suplementos em formato impresso ou de arquivo eletrônico estático. 

Além disso, a Wizards of the Coast terá “direitos de uso não exclusivos, perpétuos, irretratáveis, mundiais e sublicenciáveis” ​​sobre qualquer conteúdo criado sob a OGL 1.1, independentemente de quem seja o proprietário. 

A licença também inclui um sistema de royalties para empresas que geram mais de 750 mil dólares por ano.

Em nota publicada em 13/01, data em que supostamente seria publicada a OGL 1.1, o D&D Beyond publicou uma nota afirmando que “nós rolamos 1” e que “o rascunho foi entregue aos criadores e às editoras para que seus comentários fossem considerados antes que qualquer versão fosse finalizada.”

Confira, ao final deste artigo, a íntegra em tradução livre para português da nota da Wizards of The Coast sobre a nova OGL.

Como é atualmente, com a OGL 1.0?

A criação da versão 1.0 da OGL, originalmente publicada em 2000, permitiu que uma série de designers e editores externos, tanto amadores quanto profissionais, desenvolvessem novos produtos utilizando as regras originais do Sistema D20, de Dungeons & Dragons, pertencente à subsidiária da Hasbro, Wizards of the Coast (WotC). 

Embora esse acordo às vezes criasse produtos que competiam diretamente com as publicações da WotC, também permitiu o crescimento do jogo e de novas empresas no segmento, graças à comunidade de jogadores de D&D.

A OGL original concedia uma “licença perpétua, mundial e não exclusiva” e direcionava essa licença de modo que os licenciados “pudessem usar qualquer versão autorizada desta Licença para copiar, modificar e distribuir qualquer Conteúdo de Jogos Abertos originalmente distribuído sob qualquer versão desta Licença”. 

No entanto, uma versão vazada da nova OGL diz que “este acordo é (…) uma atualização para a OGL 1.0 anteriormente disponível, que não é mais um acordo de licença autorizado” e na seção “Garantias” esclarece que “este acordo rege o seu uso do Conteúdo Licenciado e, a menos que seja especificado de outra forma neste acordo, quaisquer acordos anteriores entre nós e você não estão mais em vigor”.

Isso pode significar que a Wizards of the Coast está tornando qualquer uso futuro do OGL original inválido e afirmando que, se alguém quiser continuar a usar o Conteúdo de Jogo Aberto de qualquer tipo, precisará seguir os termos do OGL atualizado, que é um acordo muito mais restritivo do que o OGL original.

O que há na nova OGL 1.1 de D&D?

A nova versão 1.1 da Open Game License (OGL, ou “Licença de Jogos Abertos”) de Dungeons & Dragons, documento que permite que uma ampla gama de editores independentes use as regras básicas de jogo criadas pela Wizards of the Coast, dona de D&D, restringe significativamente o tipo de conteúdo permitido e exige que qualquer pessoa que ganhe dinheiro sob a licença informe seus produtos diretamente à Wizards of the Coast. 

Segundo o site Gizmodo, o documento vazado da OGL 1.1 de Dungeons & Dragons da Wizards of the Coast inclui restrições significativas no conteúdo permitido e exige que os criadores de produtos informem diretamente à empresa. A OGL original será declarada “não autorizada” e nenhum novo conteúdo será permitido sob a licença antiga. O documento da OGL também inclui tecnologias como blockchain e NFTs. 

Além disso, a Wizards of the Coast terá direito de uso de qualquer conteúdo criado pelos licenciados, seja comercial ou não comercial. As alterações na OGL podem ter um impacto significativo em novos produtos licenciados e que ultrapassem 750 mil dólares anuais.

O que diz a Wizards sobre a nova OGL?

De acordo com a Wizards, em texto publicado no DYD Beyond em dezembro de 2022, as informações sobre a nova OGL de D&D foram antecipadas como “forma de dar transparência a como D&D vai continuar a dar suporte aos criadores de conteúdo” externos à empresa.

One D&D vai incluir uma SRD e ser coberta por uma OLG?

Sim. Primeiro, nós estamos desenvolvendo One D&D com retrocompatibilidade com a quinta edição, então todos os conteúdos criados que são compatíveis com a quinta edição também vão ser compatíveis com One D&D. Segundo. Nós vamos atualizar a SRD para One D&D assim que completarmos o seu desenvolvimento, que está sendo construído a partir do resultado dos playtests que estamos conduzindo com centenas de milhares de jogadores atualmente.

Os termos da OGL vão mudar?

Sim. Nós vamos lançar uma versão 1.1. da OGL no início de 2023. A licença precisa de uma atualização para garantir que continua a servir para o que foi pensada – permitir que a comunidade de criadores independentes de conteúdo para D&D continue a produzir material e fazer crescer o jogo que amamos – sem permitir coisas como NFTs de D&D e que grandes empresas explorem nossa propriedade intelectual.

Então o que vai mudar?

Primeiro, nós precisamos ter certeza de que a OGL 1.1 seja clara sobre o que cobre e o que não cobre. OGL 1.1 deixa claro que cobre apenas materiais criados para serem usados em RPG de mesa, e estes materiais serão permitidos apenas no formato de mídia impressa ou arquivos eletrônicos estáticos (como epubs e PDFs). Outros tipos de conteúdos, como vídeos e video games, serão possíveis apenas por meio da Política de Conteúdo de Fãs da Wizards of the Coast, ou por meio de um acordo personalizado conosco. Para deixar claro: A OGL não cobre nada que esteja além da mídia impressa ou de arquivos eletrônicos estáticos.

Isso vai afetar os conteúdos e serviços de D&D que os jogadores usam atualmente? Não deveria. As principais plataformas de VTT já têm acordos personalizados com a Wizard para fazer o que elas fazem. Outros produtos de D&D, como miniaturas e romances, nunca fizeram parte da OGL e a OGL 1.1 não vai mudar isso. Criadores que querem fazer produtos de D&D nestas formas de expressão vão precisar, assim como sempre precisaram, de acordos personalizados conosco.

Segundo, nós estamos atualizando a OGL para oferecer diferentes termos para os criadores que escolhem fazer conteúdos gratuitos, de propagação condicionada, e criadores que querem vender seus produtos.

O que isso significa para você, como criador? Se você está fazendo um produto que seja de propagação compartilhada, muito pouco vai mudar em relação ao que você já é acostumado a fazer.

Se você faz conteúdo comercial, algumas coisas vão mudar para a maioria dos criadores. Para a maioria de vocês que estão vendendo conteúdos customizados, aqui está algumas coisas novas que precisarão fazer:

1 – Aceitar os termos da licença e nos informar sobre o que está oferecendo para venda

2 – Reportar anualmente os lucros dos produtos OGL (se você faz mais que 50 mil dólares em um ano)

3 – Incluir um selo de Produto de Criador no seu trabalho

Quando nós publicarmos a OGL 1.1, nós também iremos fazer vídeos com explicação, FAQs, e um site para registro e tornar a navegação entre estes pré-requisitos o mais fácil e intuitivo possível.

Nós também vamos ajudar os criadores disponíveis a navegar neste novo processo.

Para os menos de 20 criadores em todo o mundo que fazem mais de 750 mil dólares de renda ao ano, nós vamos incluir taxas de pagamento de direitos autorais a partir de 2024. Então, mesmo para os criadores que fazem uma quantidade significativa de dinheiro vendendo jogos e suplementos de D&D, nenhuma taxa vai ser devida até 2023, e todos os revendedores que tenham renda menor a 750 mil dólares no futuro, vão ser livres deste pagamento.

A OGL não vai embora. Você ainda vai ser capaz de criar conteúdo de D&D e publicar em qualquer lugar, e jogar com seus amigos e seguidores da mesma forma como fizeram antes e que tornou este jogo e a comunidade tão boa. Os milhares de criadores que publicam por meio do Kickstarter, DMs Guild, e outros, são uma parte crítica da experiência de jogar D&D e nós vamos continuar com o suporte e encorajá-los a continuar com isso por meio de One D&D e além.

Quem será afetado pela nova OGL 1.1?

Caso confirmada, a nova OGL de Dungeons & Dragons restringe significativamente o tipo de conteúdo permitido e exige que qualquer pessoa que ganhe dinheiro sob a licença comercial informe seus produtos diretamente à Wizards of the Coast. 

A OGL original, que muitos editores usavam para criar produtos dentro dos limites permitidos pela WotC, será considerada “acordo não autorizado” e parece que nenhum novo conteúdo poderá ser criado sob a licença original. Ou seja, a decisão não incluiria produtos que já estão publicados sob a licença anterior.

A OGL atualizada inclui restrições ao tipo de conteúdo que pode ser licenciado, permitindo apenas a criação de jogos de RPG e suplementos em formato impresso ou eletrônico estático. 

Ela também inclui regras para royalties e uso de crowdfunding, e estabelece categorias para licenciamento de produtos com base nas receitas geradas por trabalhos comerciais sob a OGL.

No Twitter, Jon Ritter, diretor de jogos do Kickstarter, a principal plataforma mundial de financiamento coletivo, informou que a empresa “decidiu agir em favor dos criadores” para conseguir reduzir o percentual (de royalties) e discutir outros termos do acordo.

Quem precisará pagar royalties à Wizards para usar a OGL de D&D?

A menos que estejam ganhando mais de 750 mil dólares, os produtores licenciados podem ficar com o dinheiro que ganham. Mas a nova OGL estabelece que o acordo comercial “abrange todos os usos comerciais, sejam lucrativos ou não”. Ou seja, quem arrecadar 800 mil dólares em um financiamento coletivo, mas ficar no vermelho por causa dos custos operacionais, ainda deverá dinheiro à Wizards of the Coast, independentemente de ter lucrado ou não.

O documento indica que a WotC está aberta a criar contratos e acordos personalizados, mas a seu critério, em benefício de ambas as partes. Isso poderia indicar que concorrentes como Pathfinder, Tormenta e outros podem precisar negociar acordos individuais.

Níveis de receita da OGL 1.1 de D&D:

  1. Nível Iniciante. Se Você registrou pelo menos um Trabalho Licenciado, mas não gerou 50 mil dólares ou mais em receita total (bruta) de OGL: Produtos comerciais em um determinado ano, Você está no Nível Iniciante.
  1. Nível Intermediário. Se o(s) seu(s) trabalho(s) licenciado(s) gerar(em) mais de 50 mil dólares em receita total em um determinado ano, mas menos de 750 mil dólares, você está no nível intermediário.
  1. Nível Expert. Se o(s) seu(s) Trabalho(s) Licenciado(s) tiver(em) gerado pelo menos 750 mil dólares em receita total em um determinado ano, você estará no Nível Expert.

De acordo com o Gizmodo, o documento afirma que: “Se, e somente se, você estiver gerando uma quantidade significativa de dinheiro (mais de 750 mil dólares por ano em todos os Trabalhos Licenciados) de seus Trabalhos Licenciados, a receita que você faz de seus Trabalhos Licenciados em excesso de 750 mil dólares em um único ano civil é considerada “Receita Qualificada” e você é responsável por nos pagar 20% ou 25% dessa Receita Qualificada.”

Portanto, se você fizer 750.001 dólares de faturamento, deverá apenas 25 centavos à Wizards of the Coast, pois os royalties serão pagos em cima do que exceder o teto do “Nível Expert”. No anúncio em dezembro, a WotC disse que “menos de vinte empresas” estão na camada Expert.

Preciso informar à Wizards para usar a OGL 1.1?

A OGL original de Dungeons & Dragons, que permitia que editores independentes usassem as regras básicas de jogo da Wizards of the Coast, está sendo atualizada para ser mais restritiva em relação ao conteúdo permitido e exigir que os criadores informem todos os produtos, novos e antigos, à Wizards of the Coast. 

A OGL atualizada de D&D cria um sistema de categorização em camadas/níveis para licenciados com base em suas receitas de trabalhos comerciais e exige que os criadores relatarem seus trabalhos, usar uma marca específica para identificar o trabalho como coberto pelo OGL atualizado e entregar uma cópia do trabalho à Wizards. 

A mudança afetará todos os editores licenciados e pode ser difícil de implementar, pois os criadores muitas vezes vendem seus trabalhos em várias plataformas. A WotC também tem o direito de usar qualquer conteúdo que os licenciados criem, seja comercial ou não comercial

Embora proteja os produtos da Wizards de violar os direitos autorais dos criadores, segundo o Gizmodo, o documento afirma que conteúdos criados sob a OGL atualizada darão à Wizards uma “licença não exclusiva, perpétua, irrevogável, mundial, sub licenciável, sem royalties para usar esse conteúdo para qualquer propósito”.

Além disso, a licença atualizada só permite a criação de jogos de RPG e suplementos em mídia impressa e formatos de arquivo eletrônicos estáticos. A atualização da OGL não permite a criação de aplicativos, vídeos ou outros produtos comerciais além de materiais impressos/eletrônicos para uso durante o jogo de RPG de mesa. 

Última novidade: o que diz a Wizards of the Coast sobre a OGL 1.1

Confira abaixo, na íntegra e em tradução livre para português, a nota publicada no D&D Beyond sobre a OGL 1.1:

Uma atualização sobre a Open Game License (OGL)

Quando inicialmente pensamos em revisar a OGL, foi com três objetivos principais em mente. Primeiro, nós queríamos previnir que o conteúdo de D&D fosse utilizado em produtos com discurso de ódio e discriminatórios. Segundo, nós queríamos nos dirigir àqueles que tentam usar D&D em produtos web3, jogos blockchain e NFTs, deixando claro que o conteúdo OGL é limitado a produtos relacionados a RPG de mesa, como campanhas, módulos e suplementos. E terceiro, nós queríamos garantir que a OGL era direcionada aos criadores de conteúdo, aos que fazem regras caseiras, ao desenvolvedor aspirante, aos jogadores, e à comunidade – e não para que grandes corporações usem a licença para seus próprios propósitos comerciais e promocionais.

Por trás destes objetivos estavam dois princípios simples: (1) Nosso trabalho é o de ser bons administradores do jogo, e (2) a OLG existe em benefício dos fãs. Nada nestes princípios mudou em nenhum momento.

Por isso que os primeiros rascunhos da nova OGL incluíram as cláusulas que estavam lá. O rascunho foi entregue aos criadores e às editoras para que seus comentários fossem considerados antes que qualquer versão fosse finalizada. Além dos trechos que nos permitia abordar as condutas discriminatórias e os discursos de ódio e esclarecer quais tipos de produtos a OGL abrange, nossos rascunhos incluíam também textos sobre pagamentos de royalties por parte de grandes corporações que tentam usar o conteúdo da OGL. Nunca foi nossa intenção impactar a grande maioria da comunidade.

Contudo, ficou claro pela reação que nós rolamos um 1. ficou claro que não é possível atingir completamente todos os três objetivos enquanto permanecemos fieis aos nossos princpíos. Então, aqui está o que vamos fazer.

A próxima OGL vai ter cláusulas que nos permite proteger e cultivar o ambiente inclusivo que estamos tentando construir, e especificar que a licença cobre apenas conteúdos para RPG de mesa. Isso significa que outras formas de expressão, como campanhas beneficentes e educacionais, livestreams, cosplay, uso em VTTs, etc, não vão ser afetados por nenhuma atualização da OGL. Os conteúdos já lançados sob a 1.0a também não vão ser afetados.

Não vai existir nenhuma estrutura de pagamento de royalties. Também não vai existir uma cláusula devolutiva da licença que algumas pessoas temiam ser um meio de roubarmos seus trabalhos. isso nunca passou pela nossa mente. Sob qualquer nova OLG, você vai ser o dono do conteúdo que criou. Nós não. Qualquer texto que publicarmos vai ser claro e inequívoco neste ponto. O texto sobre a cláusula devolutiva da licença foi pensado para nos proteger, e proteger nossos parceiros, de criadores que alegam incorretamente que estamos roubando seus trabalhos simplesmente por causa de semelhanças coincidentes. Conforme continuamos a investir no jogo que amamos e avançamos com parcerias no cinema, televisão e jogos digitais, este risco é simplesmente grande demais para ser ignorado. A nova OGL vai conter cláusulas relacionadas a este risco, mas nós iremos fazer isso sem sugerir que temos direito ao conteúdo que você criou. Suas ideias e sua imaginação são o que fazem este jogo especial, e isso pertence a você.

Algumas úiltimas palavras. Primeiro, nós não poderemos lançar a nova OGL hoje, porque precisamos ter certeza de que iremos fazê-la corretamente, mas ela está chegando. Segundo, você vai ouvir pessoas dizendo que ganharam, e que perdemos porque suas vozes nos foraçaram a mudar de planos. Essas pessoas vão estar certas em parte. Elas ganharam – mas nós também.

Nosso plano sempre foi o de solicitar a contribuição da nossa comunidade antes de atualizar a OGL; os rascunhos que vocês viram estavam tentando fazer exatamente isso. Queremos sempre encantar os fãs e criar experiências em conjunto e que todos adorem. Percebemos que não fizemos isso desta vez e lamentamos por isso. Nosso objetivo era obter exatamente o tipo de feedback sobre quais cláusulas funcionaram e quais não – o que finalmente recebemos de vocês. Qualquer mudança tão importante só poderia ter sido bem feita se estivéssemos dispostos a receber esse feedback, não importa como ele foi fornecido – e nós estamos. Obrigado por se importar o suficiente para nos informar o que funciona e o que não funciona, o que você precisa e o que o assusta. Sem saber disso, não podemos fazer a nossa parte para que a nova OGL corresponda aos nossos princípios. Por fim, gostaríamos de ter a chance de corrigir isso. Amamos os jogadores fieis de D&D e os criadores que os levam em tantas aventuras incríveis. Não vamos decepcioná-los.”

Taiguara Rangel

Jornalismo, marketing digital, SEO, ads. Boteco, música, literatura, futebol, etílicos. E um RPG no meio.

3 thoughts on “Tudo sobre a nova OGL de D&D: o que muda?

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