Ano Zero

RPG de The Walking Dead é anunciado para 2023

A série de TV The Walking Dead chegou ao fim no domingo (20) após 11 temporadas e 12 anos de exibição, mas o universo criado nos quadrinhos de Robert Kirkman (que encerrou em 2019) vai continuar por meio de spin-offs para televisão e agora também pelo RPG oficial de The Walking Dead. O jogo vai ser lançado em 2023, por meio de uma parceria entre a AMC Networks, a Genuine Entertainment e a Free League Publishing, editora sueca responsável pelos RPGs oficiais de Senhor dos Anéis, Alien, Blade Runner, entre outros. 

De acordo com a Free League, inicialmente The Walking Dead Universe Roleplaying Game vai ser custeado por financiamento coletivo no Kickstarter, já com acesso antecipado ao livro básico de regras, um kit introdutório, e também acessórios de luxo. Os apoiadores vão ter acesso aos materiais antes do lançamento no mercado, no final do ano. 

“The Walking Dead sempre foi uma história sobre os personagens – e sobre a audiência, por extensão – enfrentando escolhas impossíveis de vida ou morte. Agora, os fãs vão poder fazer estas escolhas, se colocando no mundo de TWD, em qualquer época na linha do tempo do nosso apocalipse, encontrando rostos e lugares familiares, além de alguns novos, e fazendo a grande escolha: quem você vai ser?”, disse Scott M. Gimple, chefe de conteúdo do universo TWD. 

O jogo está sendo desenvolvido pelos co-fundadores da Free League, Thomas Härenstam (Alien RPG, Blade Runner RPG) e Nils Karlén; junto a Nils Hintze (Tales from the Loop RPG, Vaesen – Nordic Horror Roleplaying) como autor; Gustaf Ekelund (Twilight: 2000 RPG) e Martin Grip (Alien RPG, Blade Runner RPG), como ilustradores; e Joe LeFavi (Alien RPG, Blade Runner RPG, Duna RPG, O Príncipe Dragão), da Genuine Entertainment, como gerente de produção e de marca. 

Regras do RPG de The Walking Dead

O RPG oficial da franquia TWD vai utilizar o premiado sistema “Ano Zero”, da Free League, e já utilizado no pós apocalíptico “Mutant: Ano Zero”, além de “Tales From The Loop RPG” e “Forbidden Lands”. Nele, os jogadores devem não só aprimorar suas habilidades físicas, mas explorar profundamente o que as faz funcionar – como as dificuldades deste mundo afetam os personagens naturalmente. 

“Assim como na série, este jogo não é sobre matar os caminhantes. Não é sobre perder pontos de vida e lutar para ficar vivo. É sobre perder a humanidade e lutar para encontrar e proteger algo pelo qual vale a pena viver, matar e morrer’, diz Joe LeFavi. 

O cenário de TWD RPG

Segundo a Free League, o RPG de The Walking Dead vai introduzir novos elementos à história já contada pela série principal e pelos spin-offs. No RPG, os jogadores vão ser desafiados a entrar neste universo pós-apocalíptico e aprender a como sobreviver nesta nova ordem mundial. 

“Você vai poder passar dias vasculhando ruínas em busca de suprimentos e testando habilidades de sobrevivência, ou então deixar tudo isso borrado no plano de fundo e focar apenas no irresistível drama humano”, explica Thomas Härenstam. 

Para os fãs de jogos de sobrevivência, há uma parte inteira dedicada à construção de fortalezas. “O lugar que você chama de lar pode se tornar um personagem à parte, rico e tridimensional, com sua própria origem, atributos e memórias”, completa Nils Hintze. 

Segundo o diretor Mike Zagari, da AMC Networks Publishing, para além do gênero de sobrevivência, os grupos vão poder usar as regras para adequar o jogo a qualquer estilo de jogo. “Cada sessão deve ser como se você estivesse escrevendo, dirigindo e estrelando seu próprio episódio de TWD. Para onde a história vai, é você quem conta”, disse. 

Streaming oficial

Para apresentar as regras de The Walking Dead Universe RPG e ajudar os jogadores na imersão desta extensão do universo da série, as três empresas por trás do jogo vão produzir uma temporada curta de streaming de uma campanha oficial, filmada em tempo real. 

A campanha vai trazer eventos originais extraídos da sala de escritores da série de TV e seguir novos personagens, que vão interagir com elementos já apresentados na história principal de TWD, cruzando o caminho com rostos familiares.

Diogo Almeida

Jornalista, músico e jogador de RPG. Não necessariamente nesta ordem.

843 thoughts on “RPG de The Walking Dead é anunciado para 2023