Cyberpunk

Cyberpunk RED: RPG de mesa de Cyberpunk 2077 é lançado

Capa de Cyberpunk Red
Capa do RPG de mesa Cyberpunk Red – Imagem: R. Talsorian Games/Divulgação

Lançado em novembro de 2020, Cyberpunk RED é o RPG de mesa oficial e antecessor da história do jogo de videogame Cyberpunk 2077. O livro da editora R. Talsorian Games tem 456 páginas e regras expandidas para elementos do jogo, como a habilidade que permite explorar e hackear o mundo virtual. Separamos para os jogadores uma lista de materiais gratuitos oficiais de Cyberpunk RED para download.

A lista inclui ficha de personagem editável, aventuras, raças e regras expandidas.

O RPG de Cyberpunk, que já tem uma versão inicial e simplificada desde 2019, seria lançado originalmente em junho, mas foi adiado por causa da pandemia do novo coronavírus. A versão final conta com o jogo completo e o livro de regras. 

O jogo de RPG avança na linha do tempo futurista e no cenário da versão anterior do RPG de mesa, Cyberpunk 2020, criado por Mike Pondsmith e lançado em 1988. 

O livro de regras custa 30 dólares na versão digital. Não há previsão de lançamento de Cyberpunk Red em português.

Cyberpunk Red se passa antes de Cyberpunk 2077
Cyberpunk Red se passa antes de Cyberpunk 2077 e avança no cenário do RPG Cyberpunk 2020. Foto: R. Talsorian Games/Divulgação

Relação entre Cyberpunk Red e Cyberpunk 2077

O jogo de RPG avança na linha do tempo futurista e no cenário da versão anterior da franquia, Cyberpunk 2020, criado por Mike Pondsmith e lançado em 1988. O livro tem 458 páginas e é muito mais do que um manual de jogo. Também é um compilado de contos e imagens que ajudam os jogadores a entrar no universo distópico criado há 32 anos e que antecede, por alguns anos (no universo do jogo), a história de Cyberpunk 2077.

O livro básico traz em detalhes a história e a geografia de Night City e do universo de Cyberpunk; Dez tipos de Papéis para se jogar (semelhante às classes dos sistemas baseados em D20); uma grande coleção de armas e ferramentas para os personagens; três modelos de aventuras e ainda oponentes pré-construídos para encher as zonas de combate e os complexos corporativos. 

A R. Talsorian Games também já adiantou via Twitter que vai lançar um suplemento gratuito com regras de conversão das armas e equipamentos de Cyberpunk 2020 para Cyberpunk Red.

A Devir trouxe Cyberpunk 2020 para o Brasil, mesma empresa que publicou recentemente a versão traduzida de The Witcher RPG, também da R. Talsorian Games. O Mesa de RPG entrou em contato com a Devir por e-mail, mas a editora informou que não tem informações sobre a publicação do livro, então até o momento, não sabemos se iremos ter Cyberpunk Red em português.

Cyberpunk 2077 conta com Ozob, personagem brasileiro de Azaghal para o NerdCast RPG, vai estar no jogo como um NPC.

Diogo Almeida

Jornalista, músico e jogador de RPG. Não necessariamente nesta ordem.

6 thoughts on “Cyberpunk RED: RPG de mesa de Cyberpunk 2077 é lançado

Average
5 Based On 6

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *