Crowdfunding

Vaquinhas abertas para financiamento de RPGs de mesa em março de 2021

Cerca de 15 vaquinhas de projetos de RPG estão com apoios abertos no Brasil neste mês de março de 2021. Os crowdfundings são para livros básicos de jogos, RPG solo, uplementos e outros tipos de produtos para mesas de RPG. Confira abaixo a relação dos financiamentos coletivos de RPG abertos no Brasil e como apoiar. A lista foi feita pelo Mesa de RPG em parceria com o @rpg.fc.

Preview do livro básico de Kalymba RPG
Preview do livro básico de Kalymba RPG

Kalymba RPG – Pré-venda

Kalymba RPG é um jogo brasileiro de ação e aventura épica inspirado nas culturas e mitologias do continente africano. O projeto foi financiado com sucesso em setembro do ano passado. Nesta campanha de pré-venda, parte do lucro vai ser destinada a um projeto social que ajuda mães de família de baixa renda durante a pandemia. 

Livros financiados do suplemento de ERA Belthor: O Primeiro Reino
Livros financiados do suplemento de ERA Belthor: O Primeiro Reino – Imagem: RPG Brasil/Divulgação

Belthor: O Primeiro Reino – apoio tardio de livros do cenário de ERA

O site RPG Brasil lançou a campanha de apoio tardio para o projeto Belthor: O Primeiro Reino, uma bem sucedida campanha de crowdfunding de livros de suplemento para o cenário ERA. O projeto foi financiado em 1º de outubro e está em fase de produção. As pessoas que não apoiaram à época da campanha podem fazer o apoio tardio e ter direito às recompensas.

Jornada Espacial RPG Solo - Imagem: Catarse/Divulgação
Jornada Espacial RPG Solo – Imagem: Catarse/Divulgação

Jornada Espacial RPG Solo

Jornada Espacial é um RPG solo inspirado por Star Wars e Star Trek. No livro básico, o jogador vive aventuras épicas em uma jornada perigosa pelo espaço sideral, ao mesmo tempo em que registra tudo em um diário de bordo. O projeto está sendo desenvolvido por Tarcisio Lucas e vai ser entregue no primeiro dia após o fim do financiamento.

Diário do Caçador
Diário do Caçador – Imagem: Catarse/Divulgação

Diário do Caçador – Late Pledge

Diário do Caçador é um jogo narrativo solo onde o jogador constrói a história de um caçador de monstros e suas caçadas perigosas. É possível jogar em grupo de forma cooperativa sem necessidade de um mestre. O jogo foi financiado e está em pré-venda. 

Nova versão de Deadlands para Savage Worlds no Brasil – Imagem: Editora RetroPunk/Divulgação

Deadlands

O clássico cenário de Deadlands foi atualizado para a versão Savage Worlds: Edição Aventura (SWADE) e a versão brasileira está em financiamento coletivo pela Editora RetroPunk. Inspirado no velho oeste, a nova versão do jogo apresenta um salto na história do cenário e também mudanças nas regras. Deadlands é uma versão alternativa dos clássicos faroestes, sendo que na história, um grande terremoto rasgou a terra liberando espíritos malignos que trouxeram os quatro cavaleiros do apocalipse, horrores e magia ao Oeste Estranho.

Orbe de Libra RPG - Imagem: Divulgação/Catarse
Orbe de Libra RPG – Imagem: Divulgação/Catarse

Orbe de Libra RPG

O cenário de Orbe de Libra RPG foi criado em 2016 por Vinícius Peres. É um universo de fantasia heroica medieval baseado na identidade sociocultural brasileira e da América Latina. O jogo utiliza as bases do sistema Old Dragon RPG, porém modificados para se encaixar ao cenário. O fastplay do jogo está disponível para download gratuito.

Jornada do Herói
Cartas de Jornada do Herói

Jornada do Herói

Jornada do Herói é um jogo de cartas inspirado por quadrinhos, RPG de mesa e videogame em que o jogador é um herói que precisa viver as cinco etapas da jornada clássica. O jogo consiste de 70 cartas coloridas que representam os desafios da jornada.

Ligeia RPG - Imagem: Catarse/Divulgação
Ligeia RPG – Imagem: Catarse/Divulgação

Ligeia RPG 2ª Edição

Ligeia é um RPG de fantasia em que os deuses são reais e estão em guerra. O mundo é marcado por essas guerras e os povos sobrevivem do que ainda resta dele. O jogo utiliza o sistema K2, com apenas dados de seis faces e o financiamento visa custear a produção da 2ª edição do jogo.

Baralhos de Savage Worlds RPG em português
Baralhos de Savage Worlds RPG em português – Imagem: Editora RetroPunk/Divulgação

Baralhos de Savage Worlds RPG – Suplemento

A editora RetroPunk, que publica Savage Worlds RPG no Brasil, está com uma campanha flexível de financiamento de três suplementos do jogo em português. A proposta é custear a produção dos Baralhos de Aventura, de Poderes e de Estados, cada um com 54 cartas e em uma caixa própria. 

Capa
Capa de Soul Trail – Imagem: Catarse/Divulgação

Soul Trail

Soul Trail é um jogo de RPG que pode ser jogado solo ou com amigos. No jogo, os personagens interpretam dois amigos que precisam trabalhar juntos para cumprir contratos no mundo espiritual, físico e, às vezes, no além. O jogo foi criado por P. J. Acácio e o menor valor de apoio já dá direito ao manual básico do jogo em PDF.

Capa de Pugmire RPG
Capa de Pugmire RPG – Imagem: Editora New Order/Divulgação

Pugmire

Pugmire RPG é um jogo baseado nas regras de D&D 5E e ambientado em um mundo de pessoas cão. Imagine o nosso mundo, mas no futuro. Após inúmeros séculos, tudo desmoronou e o mundo da humanidade foi reivindicado pela natureza. Os humanos partiram, mas os cães ficaram para recuperar o legado. Pugmire é um jogo de fantasia com cães evoluídos como personagens principais. A versão brasileira do jogo está em financiamento coletivo feito pela New Order Editora, que pretende lançar, além do livro básico, suplementos, aventuras e outros. 

Balística: Protocolo Excalibur e Dia de Treinamento RPG
Balística: Protocolo Excalibur e Dia de Treinamento RPG

Balística: Protocolo Excalibur e Dia de Treinamento RPG

Balística é um cenário sobre conspirações, espionagem, intrigas e batalhas de robôs gigantes criado por Jorge Caffé e Leon Laiber. O jogo foi campeão do voto popular do concurso Os Vários Mundos de Savage Worlds e, posteriormente, adaptado para Starfinder. Os autores resolveram expandir o cenário com o romance Protocolo Excalibur, que está em financiamento coletivo junto ao RPG Dia de Treinamento, que apresenta tudo sobre o cenário para que mestres e jogadores possam jogar aventuras rápidas.

Livros da campanha de crowdfunding de Pathfinder Guia do Mestre e Guia Avançado do Jogador
Livros da campanha de crowdfunding de Pathfinder Guia do Mestre e Guia Avançado do Jogador

Pathfinder Guia do Mestre e Guia Avançado do Jogador

Está aberta a campanha de financiamento coletivo do Guia do Mestre e do Guia Avançado do Jogador da Segunda Edição de Pathfinder RPG, em português. A campanha está sendo feita pela New Order, editora responsável pelo jogo no país, e já atingiu a meta principal de R$ 70 mil para garantir as versões físicas e digitais de ambos os livros.

Chover e Relampiar RPG - Imagem: Divulgação/Catarse
Chover e Relampiar RPG – Imagem: Divulgação/Catarse

Chover e Relampiar

Chover e Relampiar é um projeto de pesquisa, elaboração e distribuição de livros de RPG e de natureza acadêmica sobre a religião Umbanda. A ideia é financiar um jogo (Chover e Relampiar – Dados e Macumbas) e um livro de pesquisa de campo. No cenário do RPG, os jogadores interpretam médiuns umbandistas entre os anos de 1930 e 1940.

Samurai - A Ordem das Katanas
Samurai – A Ordem das Katanas

Samurai – A Ordem das Katanas

Samurai é um jogo criado por Ricardo S. Martins e inspirado na cultura japonesa dos samurais. Se trata de um RPG medieval, baseado no período feudal japonês e feito utilizando-se das regras do sistema D20, modificadas para se adaptar ao cenário elaborado por Ricardo. 

Pequenos Aventureiros RPG
Pequenos Aventureiros RPG

Pequenos Aventureiros RPG

Pequenos Aventureiros RPG é um jogo criado por José Noce, do estúdio Macunaíma Games, e que é voltado para o público infanto-juvenil. A ideia do jogo é estimular as crianças a se comunicarem melhor, a trabalhar em equipe, a desenvolver o raciocínio e o senso crítico, entre outros. É um sistema indicado para crianças de 6 a 12 anos e apresenta regras simples para simulação de combates e outras mecânicas de jogo.

Diogo Almeida

Jornalista, músico e jogador de RPG. Não necessariamente nesta ordem.

3 thoughts on “Vaquinhas abertas para financiamento de RPGs de mesa em março de 2021

Average
5 Based On 3

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *