Dungeons & Dragons

Baldur’s Gate 3, RPG baseado nas regras de D&D, é lançado em acesso antecipado na Steam

Jogo de RPG de computador se passa no cenário de Forgotten Realms. Baldur’s Gate ganhou em setembro a versão em português da aventura “Descida ao Avernus”, para D&D 5E.

Baldur's Gate 3
Pôster de Baldur’s Gate 3 – Foto: Larian Studios/Divulgação

O RPG Baldur’s Gate 3 foi oficialmente lançado em acesso antecipado para computadores com Windows e MacOS, pelo Steam e também pelo Google Stadia, nesta terça-feira (6). O jogo de computador produzido pelo estúdio Larian se passa no cenário de Forgotten Realms e é baseado nas regras do RPG de mesa Dungeon & Dragons (D&D)

Na mensagem de lançamento, a desenvolvedora contou que as cerca de 300 pessoas envolvidas na produção do jogo estão honradas de ter os jogadores testando e dando feedback sobre o game.

“O caminho à frente vai ser emocionante e estamos felizes em ter vocês conosco nessa jornada. Isso vai nos tornar, e ao jogo, mais fortes. Juntos, faremos parte da criação do nosso RPG mais profundo e ambicioso de todos”, diz o texto publicado no site do jogo.

Trailer oficial de Baldur’s Gate 3

A Larian diz ainda que uma vez que o acesso antecipado consiste essencialmente da versão de desenvolvimento do jogo, algumas falhas e bugs devem ser encontrados, mas que a empresa tentou “criar um RPG totalmente cinematográfico que pode ser jogado de novo e de novo, com novos personagens e novas permutações, entre as atualizações frequentes”.

O feedback dos jogadores pode ser dado no fórum oficial do jogo na Steam, onde os desenvolvedores poderão tirar dúvidas e ouvir as sugestões para serem implementadas na versão final de Baldur’s Gate 3. 

O terceiro jogo da franquia de Baldur’s Gate é um RPG que oferece tanto uma experiência de jogo solo quanto também um elemento multi-jogador. O jogo permite que seja criado um ou mais personagens, em um grupo que, junto a personagens criados pelo computador, vão explorar a história do game. Opcionalmente, os jogadores podem pegar um destes personagens e formar uma equipe para jogar online com outros jogadores. 

O estúdio informou, durante a PAX East 2020, que diferente dos outros dois jogos da franquia, Baldur’s Gate 3 vai ter um combate baseado em turnos, similar aos games da série Divinity, da mesma produtora. 

Gameplay de Baldur's Gate 3
Gameplay de Baldur’s Gate 3 – Foto: Larian Studios/Divulgação

A história de Baldur’s Gate 3

Baldur’s Gate 3 é o terceiro jogo principal da franquia e se passa quase um século depois dos eventos de Baldur’s Gate 2, lançado em 2000. Na história, as forças das trevas estão aumentando, em particular os devoradores de mentes que começaram uma invasão a Faerûn usando suas naves voadoras nautilóides, que lhes permitem viajar entre os reinos e capturar prisioneiros. 

Os jogadores controlam um desses prisioneiros, junto do mago humano Gale; do clérigo meio-elfo Shadowheart; do alto elfo vampiro Astarion; do bruxo humano Wyll; e do lutador githyanki Lae’zel. Horas depois que estes seis prisioneiros são submetidos a uma injeção de ilithídeos que transformam os cérebros deles em mais devoradores de mentes, o nautilóide em que eles estão é atacado por guerreiros githyanki montados em dragões.

A nave escapa e é perseguida por vários reinos antes de cair em Avernus, o primeiro dos nove infernos. Emergindo dos destroços, está o personagem do jogador e seus novos companheiros, que devem escapar de Avernus no meio da guerra perpétua entre os demônios e os diabos, além de buscarem uma forma de remover os parasitas de seus cérebros antes que se transformem em devoradores de mente. 

Baldur's Gate: Descida ao Avernus
Desça até o inferno em D&D 5E com a aventura “Descida ao Avernus” – Foto: Galápagos Jogos/Divulgação

Baldur’s Gate: Descida ao Avernus

Para quem quiser experimentar o universo de Baldur’s Gate 3 em suas mesas de RPG, a Galápagos Jogos lançou em setembro a aventura “Descida ao Avernus”, para D&D 5ª Edição. A aventura é uma prequela do jogo de computador e inspirada parcialmente nos elementos de “Mad Max: Estrada da Fúria”.

A história leva os personagens do nível 1 ao 13 e explora a história da Guerra Sangrenta entre demônios e diabos e suas respectivas hierarquias. Os personagens saem da cidade fortificada e descem, literalmente, até a primeira camada dos nove infernos.

A aventura tem como principal característica o combate veicular, inspirado pelo cenário pós-apocalíptico de Mad Max. As novas mecânicas apresentadas no livro da aventura vão permitir que os personagens construam seus próprios veículos para se deslocarem em Avernus. 

Diogo Almeida

Jornalista, músico e jogador de RPG. Não necessariamente nesta ordem.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *