Ano Zero

Free League anuncia novas licenças de jogo aberto em resposta à OGL de D&D

Free League vai lançar duas licenças OGL em 2023
Free League vai lançar duas licenças OGL em 2023

A editora sueca Free League Publishing (The One Ring, Mutant: Ano Zero, Forbidden Lands, entre outros) anunciou nesta segunda-feira (16) o lançamento de duas novas licenças abertas para publicações de RPG de mesa. O anúncio, assim como foi com o da Paizo, acontece em resposta à nova Open game License (OGL) de Dungeons & Dragons (D&D), que já foi confirmada pela Wizards of the Coast e deve ser mais restritiva que a licença atual. 

As licenças abertas de RPG permitem que os editores e criadores independentes criem e publiquem jogos e suplementos utilizando as regras básicas dos sistemas. No caso, a OGL 1.0(a), a atual de D&D, permite que sejam criados jogos compatíveis com a 5ª edição do jogo, sem que seja necessária autorização da Wizards, mas a suposta nova licença de D&D só permite a criação de jogos de RPG de mesa e suplementos em formato de arquivo eletrônico estático. 

Em um e-mail direcionado à imprensa e que posteriormente foi publicado no site da editora, a Free League anunciou a criação da YZE OGL, licença de jogo aberto para o Year Zero Engine (sistema Ano Zero), junto a uma atualização das regras (YZE SRD), além de uma licença específica para as pessoas que querem criar suplementos para o jogo Dragonbane, que vão poder ser publicados com um selo especial de identificação. 

Uma das licenças da Free League vai ser exclusiva para suplementos de Dragonbane

Leia a tradução do anúncio das licenças OGL da Free League, na íntegra

A Free League Publishing anunciou hoje o desenvolvimento de duas novas Licenças de Jogo Aberto (OGL). Uma é o retrabalho do Year Zero Engine OGL, e a outra é uma nova licença especificamente desenvolvida para terceiros que queiram publicar suplementos para o RPG de fantasia Dragonbane, um de nossos próximos lançamentos.

O trabalho nestas novas licenças começou no ano passado, mas foi intensificado após as notícias sobre a Wizards of the Coast atualizar a OGL v1.0, na qual a licença Year Zero Engine (YZE) foi baseada. 

“Está claro que chegou a hora da Free League ter a sua própria OGL”, disse o diretor executivo da Free League, Tomas Härenstam.

A Year Zero Engine e suas várias iterações foram usadas na maioria dos RPGs da Free League nos últimos anos, incluindo Mutant: Ano Zero, Coriolis, Tales From the Loop, Forbidden Lands, ALIEN, Vaesen, Blade Runner RPG, e no inédito The Walking Dead Universe RPG. O YZE é uma estrutura de regras acessível, rápida e adaptável que incentiva estilos de jogo focados na história e voltados para o jogador.

A nova Year Zero Engine OGL foi projetada para ser fácil de entender e de usar, por parte dos criadores. Ela vai dar aos criadores o direito irrevogável, mundial, e isento de royalties, para usar o Documento de Referência Padrão da Year Zero Engine (YZE SRD) e publicar livremente seus próprios materiais de RPG baseado nele.

Além da nova YZE OGL, o YZE SRD também está recebendo uma grande atualização e revisão, baseadas no desenvolvimento da Year Zero Engine nos últimos anos. O novo SRD vai incluir mais regras variantes e adicionar regras para perseguição, veículos, viagens e magia. 

Juntamente à YZE OGL, a Free League também vai lançar uma licença para que terceiros possam explorar o inédito Dragonbane RPG, que foi um sucesso de financiamento coletivo no Kickstarter no ano passado. Esta licença vai permitir que os criadores publiquem, livremente, suplementos explicitamente compatíveis com Dragonbane, e incluir a logo especial A Module for Dragonbane (Um Suplemento para Dragonbane) na capa frontal.

Selo da licença OGL de Dragonbane, da Free League

A licença Dragonbane é voltada para suplementos de terceiros para o jogo, e não novos jogos individuais, e por isso não vai ter uma SRD. Esta licença é similar ao programa Free League Workshop, para conteúdos da comunidade no DrivethruRPG, mas permite que os criadores escolham livremente onde compartilhar ou vender os suplementos de Dragonbane sem ter que pagar royalties para ninguém. 

Ambas as novas OGLs da Free League vão ser lançadas nos próximos meses.

De forma não relacionada às novas OGLs, a Free League atualmente mantém duas linhas de produtos para a 5E utilizando a OGL v1.0 da WotC: O Senhor dos Anéis RPG (baseado no jogo original O Um Anel) e Ruins of Symbaroum (baseado em Symbaroum). Conforme o último anúncio da WotC, parece que estas duas linhas de jogos podem permanecer sem serem afetadas mesmo após a atualização da OGL, mas a Free League continua a monitorar a situação conforme novas informações sejam disponibilizadas.

Diogo Almeida

Jornalista, músico e jogador de RPG. Não necessariamente nesta ordem.

57 thoughts on “Free League anuncia novas licenças de jogo aberto em resposta à OGL de D&D

Average
5 Based On 57

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *