Crowdfunding

RPG Avatar Legends bate recorde de financiamento no Kickstarter

Capa do RPG de mesa de Avatar

A campanha de crowdfunding do RPG de mesa oficial da franquia Avatar atingiu mais de 3 milhões de dólares (aproximadamente R$ 15 milhões) e, em menos de três dias, se tornou o financiamento coletivo de maior sucesso no Kickstarter. Avatar Legends: The Roleplaying Game está previsto para ser lançado em 2022 e já está disponível de graça para baixar (em pdf) o livro de regras básicas, em inglês.

O recorde anterior do Kickstarter era de Strongholds & Followers, uma campanha para D&D 5ª Edição escrita por Matt Colville que alcançou 2,1 milhões de dólares em 30 dias. A campanha de Avatar RPG ainda segue aberta para apoios até 2 de setembro. 

Além do livro básico de Avatar RPG, a campanha também já bateu metas estendidas para dados exclusivos, livretos para notas de campanhas, novas aventuras, fichas de NPCs para Azula, Tenzin, Katara, Suki, Asami, mapas, entre outros. Ainda há metas a serem batidas e a previsão é de que novas metas devem ser incluídas na campanha. 

O menor nível de apoio custa 20 dólares (cerca de R$ 104) e já garante todos os conteúdos financiados em versão digital.

Itens do crowfunding de Avatar Legends RPG

Avatar RPG

Avatar RPG foi anunciado oficialmente em fevereiro e adapta todo o universo de Avatar: A Lenda de Aang e A Lenda de Korra como um cenário de RPG de mesa, utilizando o sistema Powered by the Apocalypse (PbtA), que é mais focado no estilo narrativista. O jogo está sendo feito pela Magpie Games, que adquiriu os direitos oficiais da adaptação. 

O livro de regras rápidas do jogo tem tudo o que um grupo precisa para experimentar a versão atual do desenvolvimento do jogo. O pdf, que vai ser enviado para o email cadastrado no site da Magpie Games, explica como é o mundo de Avatar, a criação de personagens e também traz uma aventura e alguns personagens prontos. 

Entre as novidades do sistema PbtA incluídas no jogo estão uma espécie de combate de ideias opostas dos personagens. Segundo os desenvolvedores, as ações e decisões tomadas pelos jogadores movem uma espécie de contador, como um “cabo-de-guerra”, que afetam os atributos com modificadores positivos ou negativos. 

Exemplo das páginas do quickstart de Avatar RPG

Cenário do jogo

É possível jogar em cinco eras diferentes do mundo de Avatar. Há o mundo como é mostrado no desenho original, conhecida como a Era de Aang. Também pode-se explorar a Cidade Capital, na Era de Korra. Há ainda a Guerra dos Cem Anos, que cobre o período sem a existência de Avatar.

Cada era permite que os jogadores desfrutem de temas e estéticas diferentes dentro do universo. “Uma das melhores partes de trabalhar em Avatar Legends: The RPG é poder mergulhar em todos os ricos detalhes deste mundo complexo, e ver como cada era impactou a era seguinte”, disse a desenvolvedora e escritora Yeonsoo Julian Kim em um release enviado à imprensa.

Como o cenário tem explícita inspiração em culturas asiáticas e de povos indígenas da América do Norte – e isso inclui arquitetura, roupas, estilos de artes marciais, entre outros – a Magpie Games explicou que trabalhou, desde a concepção do jogo, com pessoas que fazem parte destas culturas, para garantir que o jogo vai respeitar todas as diversidades culturais. 

Seja um dobrador de ar em Avatar RPG
Seja um dobrador de ar em Avatar RPG – Imagem: Magpie Games/Divulgação

“Eu estou animada para ver os jogadores contarem histórias que exploram os valores de seus personagens e como estes valores vão se encaixar em um recorte da história deste mundo. Há muita coisa pelo que vale a pena lutar neste universo e nem todo mundo está lutando pelas mesmas coisas”, completou Kim. 

Além do livro básico e dos materiais da campanha, a editora também já anunciou pelo menos dois suplementos: “Cidade República”, previsto para ser lançado em agosto de 2022, e “O Mundo Espiritual”, previsto para fevereiro de 2023. O lançamento oficial de Avatar RPG acontece em 22 de março de 2022.

Trailer do RPG de mesa oficial de Avatar

Diogo Almeida

Jornalista, músico e jogador de RPG. Não necessariamente nesta ordem.

6 thoughts on “RPG Avatar Legends bate recorde de financiamento no Kickstarter

Average
5 Based On 6

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *