Tormenta

Tormenta vai ganhar compêndio oficial em português e inglês no Roll20

Tormenta no Roll20

Tormenta20 vai ser o primeiro sistema de RPG de mesa brasileiro a ter um compêndio oficial na plataforma Roll20, segundo foi anunciado pela própria plataforma neste domingo (14). O anúncio da parceria com a Jambô Editora para distribuição do jogo, em português e em inglês, foi feito apenas três dias depois que Tormenta entrou para os 10 jogos mais populares do Roll20.

Segundo Emily Floyd, que é diretora de licenciamento do Roll20, a chegada do jogo em português é parte dos planos de suporte internacional aos jogadores de RPG. 

O anúncio de Tormenta20 foi o último da noite na Roll20Con, conferência anual da plataforma. Ele aconteceu após os apresentadores anunciarem o suporte oficial, em inglês e alemão, a The Dark Eye, que é o primeiro RPG de língua não inglesa a ganhar um compêndio oficial no Roll20. 

“Tormenta é um jogo que entrou para o Top 10 de todos os sistemas do mundo e teve 45% de crescimento no último trimestre de 2021. Dá para ver que todo mundo ama Tormenta e a gente vai trazer mais. Em parceria com a Jambô, vamos apresentar uma versão aprimorada para mesas virtuais de RPG, em português e inglês e a preços acessíveis”, disse Emily. 

A previsão é de que o compêndio seja lançado no marketplace do Roll20 no segundo semestre de 2022. 

Tormenta no Top 10 mundial do Roll20

Jogos mais populares no roll20

No terceiro trimestre de 2021, pela primeira vez, o sistema brasileiro entrou para a lista dos 10 mais jogados no Roll20 em todo o mundo, ao lado de sistemas como Dungeons & Dragons, Pathfinder, Starfinder, Call of Cthulhu e jogos da linha Mundo das Trevas. 

Segundo os dados da própria plataforma, no terceiro trimestre de 2021, D&D 5ª Edição permanece no topo, com mais da metade das campanhas ativas no site. Em segundo, desconsiderando os jogos sem categoria, está Call of Cthulhu, que perdeu 5% das mesas ativas. Pathfinder e Pathfinder 2ª Edição também perderam uma fatia do total de campanhas ao longo do trimestre, de 3,4% para 3,2% e 1,8% para 1,4%, respectivamente.

Warhammer, World of Darkness (que reúne todos os jogos da linha Mundo das Trevas anteriores a Vampiro: Máscara 5ª Edição) e D&D 3.5 perderam 0,3% no período. Star Wars, que sempre se manteve estável, acabou caindo e deu lugar a Tormenta, que avançou duas colocações. 

O ranking analisa o número de campanhas ativas no Roll20 no trimestre (neste caso, entre julho, agosto e setembro de 2021) e não exatamente avalia cada sistema, uma vez que alguns jogos (como a linha Mundo das Trevas e Warhammer) somam todos as edições e variações em uma posição só. 

No caso, apesar dos jogos sem categoria (os que não tem ficha de personagem cadastrada no Roll20) serem responsáveis por mais de 14% do total de mesas ativas, não consideramos estes sistemas na contagem do ranking.

Diogo Almeida

Jornalista, músico e jogador de RPG. Não necessariamente nesta ordem.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *