Tormenta

Tormenta é o primeiro RPG de mesa do Brasil no top 10 do Roll20

Tormenta no Roll20
Tormenta é o primeiro RPG brasileiro a entrar no Top 15 do Roll20

Tormenta subiu mais duas posições no novo ranking mundial de sistemas de RPG de mesa mais jogados na plataforma Roll20, no terceiro trimestre de 2021, divulgado pela empresa The Orr Group, dona da plataforma, nesta quinta-feira (11). O cenário brasileiro (que tem dados de Tormenta20 e Tormenta RPG) saiu de 11º para 9º na lista e se tornou o primeiro sistema do Brasil a entrar para o top 10 mundial.

O ranking analisa o número de campanhas ativas no Roll20 no trimestre (neste caso, entre julho, agosto e setembro de 2021) e não exatamente avalia cada sistema, uma vez que alguns jogos (como a linha Mundo das Trevas e Warhammer) somam todos as edições e variações em uma posição só. 

No caso, apesar dos jogos sem categoria (os que não tem ficha de personagem cadastrada no Roll20) serem responsáveis por mais de 14% do total de mesas ativas, não consideramos estes sistemas na contagem do ranking.

RPGs mais populares no Roll20 em 2021.3

Segundo os dados da própria plataforma, no terceiro trimestre de 2021, D&D 5ª Edição permanece no topo, com mais da metade das campanhas ativas no site. Em segundo, desconsiderando os jogos sem categoria, está Call of Cthulhu, que perdeu 5% das mesas ativas. Pathfinder e Pathfinder 2ª Edição também perderam uma fatia do total de campanhas ao longo do trimestre, de 3,4% para 3,2% e 1,8% para 1,4%, respectivamente.

Warhammer, World of Darkness (que reúne todos os jogos da linha Mundo das Trevas anteriores a Vampiro: Máscara 5ª Edição) e D&D 3.5 perderam 0,3% no período. Star Wars, que sempre se manteve estável, acabou caindo e deu lugar a Tormenta, que avançou duas colocações. 

Ranking do Roll20

Crescimento no período

A linha Mundo das Trevas, com todos os jogos que não são Vampiro 5E (que tem sua própria categoria no ranking) foi a que teve o maior crescimento. Entre o segundo e o terceiro trimestre deste ano, registrou 550% no aumento do número de campanhas ativas.

O próprio Vampiro: A Máscara 5ª Edição foi o segundo com maior crescimento, de 500%, impulsionado provavelmente pelo lançamento do livro do Sabbat. Este número pode crescer em 2021.4 por causa do lançamento do jogo em português.

Tormenta também foi destaque de crescimento. Segundo o Roll20, o sistema brasileiro teve um aumento de 45% no número de mesas e isso ajudou a chegar no top 10 mundial. Tanto Tormenta20 quanto Tormenta RPG têm fichas oficiais na plataforma e o Roll20 adianta que os fãs podem esperar novidades relativas ao suporte de T20 para a plataforma.

Desempenho dos sistemas de RPG brasileiros

Terra Devastada e Skyfall RPG
Terra Devastada e Skyfall RPG apareceram pela primeira vez no ranking do Roll20 em 2020.4 – Imagem: Mesa de RPG/DIvulgação

Apesar de não ser citado na divulgação oficial do Roll20, outro sistema brasileiro com grande destaque em 2021.3 foi Skyfall RPG. O livro de regras do cenário criado por Pedrok nem foi lançado oficialmente ainda e conta apenas com um playtest disponível. Mesmo assim, já aparece no ranking mundial desde 2020.4 e, neste trimestre, conseguiu sua melhor colocação. Skyfall RPG agora é o 147º mais jogado no mundo, ficando imediatamente atrás de Old Dragon RPG, que está em 146º.

3D&T Alpha teve uma leve queda no período e aparece agora em 53º no ranking. Porém, é importante lembrar que o sistema deve ganhar uma nova versão, chamada 3DeT Victory e que pode começar a pontuar no Roll20 a partir do lançamento, previsto para 2022.

Old Dragon RPG também caiu no ranking, saindo de 112º para 146º, mas segue entre os 150 mais jogados. O sistema também é outro que vai ganhar uma nova edição em 2022 e cujo playtest já está disponível para download.

O Sistema Daemon começou a aparecer no ranking em 2020.2, teve queda no trimestre anterior, mas voltou a subir e agora está em 178º. Terra Devastada também teve uma queda e subida semelhante, ocupando agora a 184ª colocação. Dos sistemas nacionais que já apareceram no ranking, apenas Tagmar parou de pontuar entre os 250 mais jogados, sem aparecer na lista desde 2020.4.

Diogo Almeida

Jornalista, músico e jogador de RPG. Não necessariamente nesta ordem.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *