Critical Role

Critical Role lança fundação sem fins lucrativos para apoiar causas humanitárias

A Fundação Critical Role vai fazer parceria com outras instituições e criar um fundo de emergência para desastres naturais e outras catástrofes.

Elenco do Critical Role
Elenco do Critical Role

A equipe por trás do Critical Role (CR), um dos maiores canais de transmissão de mesas e campanhas de D&D do mundo, lançou nesta quinta-feira (24) a Critical Role Foundation (CRF), uma organização sem fins lucrativos dedicada a realizar campanhas para levantar dinheiro que vai ser destinado a causas humanitárias. 

De acordo com o vídeo de lançamento da fundação, a ideia surgiu a partir de outras campanhas filantrópicas feitas a partir do sucesso e apoio da comunidade de fãs do Critical Role. Nos últimos anos, o grupo conseguiu levantar mais de 600 mil dólares (aproximadamente R$ 3,3 milhões) para organizações sociais. 

A missão da fundação é promover suporte filantrópico para causas que a comunidade rpgística apoia e ela tem como lema “deixar o mundo melhor do que nós encontramos”. Além do valor arrecadado para as campanhas, a CRF também pretende colocar uma porcentagem do dinheiro em um fundo de emergência para permitir que a fundação doe esta quantia em caso de desastres naturais ou quaisquer outros eventos imprevistos que precisem de assistência humanitária imediata. 

Atriz e dubladora Ashley Johnson (Ellie, de The Last of Us) foi escolhida como presidente da Fundação Critical Role

A atriz e dubladora Ashley Johnson (Ellie, da franquia The Last of Us), que faz parte do elenco do Critical Role, foi escolhida como presidente da fundação. O também ator e dublador Matthew Mercer, mestre das campanhas do Critical Role, é membro do conselho geral da CRF que tem ainda outras duas pessoas da equipe técnica do CR e o vice-presidente sênior de relações governamentais da Qualcomm, Mark Koro.

Em entrevista ao site CBR.com, Ashley disse que a CRF “vai fazer parcerias com outras organizações sem fins lucrativos que compartilham os mesmos valores que o Critical Role e a sua comunidade”. 

A primeira parceria foi com o First Nations Development Institute (Instituto de Desenvolvimento das Primeiras Nações, em tradução livre), que busca fortalecer as comunidades e a economia dos nativos americanos. A CRF busca levantar 50 mil dólares para a FNDI, que vai financiar duas iniciativas, voltadas para os jovens nativos e para a cultura, ao longo de um ano.

Critical Role

O Critical Role é formado por um grupo de atores e dubladores de jogos e surgiu em 2015 como uma webserie produzida pela Geek & Sundry. A partir de 2018, as transmissões passaram a ser realizadas por uma produtora própria. Na série, o grupo de amigos joga D&D em um cenário próprio elaborado por Matthew Mercer. 

A primeira campanha começou em março de 2015 e teve 115 episódios, encerrando em outubro de 2017. Em janeiro de 2018 eles começaram a segunda campanha, que teve uma pausa entre março e julho deste ano por causa da pandemia de Covid-19. No hiato entre as duas campanhas, várias aventuras rápidas foram jogadas e transmitidas pela equipe, que conta ainda com vários convidados. A campanha atual é transmitida, em inglês, nas quintas-feiras, às 23h (horário de Brasília) no canal do Critical Role no Twitch

Além das transmissões do Critical Role, a produtora da equipe também realiza outros programas e eles são donos da propriedade intelectual do show, com vários trabalhos licenciados baseados no programa. Já foram lançados dois cenários de campanha oficiais para D&D, escritos por Matthew Mercer.

Diogo Almeida

Jornalista, músico e jogador de RPG. Não necessariamente nesta ordem.

4 thoughts on “Critical Role lança fundação sem fins lucrativos para apoiar causas humanitárias

Average
5 Based On 4

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *