Tormenta

Tormenta é o primeiro sistema de RPG brasileiro a aparecer entre os 15 mais jogados do Roll20

Tormenta é o primeiro RPG brasileiro a entrar no Top 15 do Roll20

O sistema de RPG brasileiro Tormenta, da Jambô Editora, foi o 15º mais jogado de todo o mundo na plataforma de mesas de RPG online Roll20 no primeiro trimestre de 2021. Os dados foram divulgados na quinta-feira (15) pelo Orr Group, empresa dona do Roll20. Esta é a primeira vez que um sistema brasileiro aparece entre os 15 mais jogados do mundo desde que os relatórios trimestrais começaram a ser divulgados em 2014. 

A pesquisa visa fazer um panorama dos cenários dos sistemas de RPG no mundo todo e entender as tendências na indústria do RPG de mesa como um todo. A cada trimestre são divulgados dados de número de campanhas e de usuários ativos na plataforma por cada sistema. “Esperamos que isso ajude os jogadores a descobrirem novos títulos e também que os desenvolvedores tenham mais informações para direcionar suas decisões sobre seus produtos”, diz o texto divulgado pelo Orr Group. 

Segundo a empresa, nos primeiros três meses deste ano houve um aumento de 2% no número de campanhas na plataforma em relação ao último trimestre de 2020. Ainda assim, muitos sistemas encolheram em número de campanhas no período. “Isso se deve parcialmente a jogadores migrando para jogos novos e sistemas menores, mas em muitos casos, também se deve aos grandes sistemas crescendo ainda mais”, diz o texto. 

Sistemas como Dungeons & Dragons 5ª Edição, Pathfinder, Mundo das Trevas, Cyberpunk e Savage Worlds aparecem sempre no topo da pesquisa, mas ao contrário do que aconteceu com outros sistemas, que encolheram na fatia de campanhas, os brasileiros continuam crescendo na plataforma, seguindo a tendência apresentada em 2020.

Este ano, além de Tormenta, 3D&T Alpha (também da Jambô), Skyfall RPG, Old Dragon (Buró Jogos), Sistema Daemon (Daemon Editora) e Terra Devastada (RetroPunk Publicações) cresceram no ranking.

Maior crescimento no número de campanhas

Crescimento dos sistemas em número de campanhas ativas em 2021.1

A pesquisa do Orr Group analisou as campanhas criadas no Roll20, por sistema, entre os meses de janeiro e março de 2021. Dois sistemas brasileiros aparecem no top 10 de maior crescimento, estando à frente, inclusive, de jogos como Call of Cthulhu e D&D 5E. 3D&T Alpha foi o melhor colocado, na sexta colocação, com crescimento de 17,28% no período, estando atrás apenas de Burning Wheel (304,58%), Apocalypse World System (79,73%), Cyberpunk (60,32%), Year Zero Engine (45,51%) e Pokémon (19,30%). Tormenta aparece na nona colocação, com 12,55%.

Neste trimestre, o The Orr Group modificou a forma de compilar os dados para focar mais nos sistemas do que nos jogos. Com isso, jogos que utilizam o mesmo sistema de regras foram compilados em uma única categoria, a exemplo dos que usam o Powered by the Apocalypse, ou Tales From The Loop e Alien, que foram agrupados na categoria Year Zero Engine. 

Segundo a plataforma, a mudança da abordagem se deve a questões de consistência, mas também para garantir que os sistemas populares tenham seus pedaços da fatia de mercado contabilizados adequadamente. “Nós não queremos punir sistemas pelas suas habilidades de incorporar diversos cenários ou livros básicos em suas regras. Nós esperamos que esta mudança sirva para ajudar sistemas menores a serem melhor representados pela sua popularidade em nosso site, especialmente uma vez que o primeiro lugar é constantemente dominado por Dungeons & Dragons 5ª Edição”, diz o texto da postagem.

Em relação ao número de campanhas ativas no período houve pouca mudança. Dungeons & Dragons 5ª Edição (D&D 5E) segue no topo, com 52,94%. O top 10 de campanhas ativas, desconsiderando os sistemas sem categoria, tem ainda Call of Cthulhu (qualquer edição) (10,95%), Pathfinder (3,49%), Pathfinder Segunda Edição (1,51%), Warhammer (Fantasy, 40k, Wrath & Glory, etc) (1,24%), Mundo das Trevas (Vampiro, Lobisomem, Mago, etc) (1,12%), D&D 3.5 (0,98%), Apocalypse World System (qualquer edição) (0,82%) e Star Wars (qualquer edição) 0,69%. Os demais jogos somam 11,57% do número de campanhas no Roll20 em 2021.1.

Desempenho dos sistemas de RPG brasileiros

https://datawrapper.dwcdn.net/Gu4FR/1/

Seis sistemas de RPG brasileiro aparecem na lista dos quase 200 que tiveram campanhas ativas com pelo menos mais de uma hora de jogo nos três primeiros meses de 2021. Tormenta (sem especificação se é o Tormenta RPG ou o Tormenta20), é o melhor colocado, na 15ª colocação, com 0,43% das mesas ativas no Roll20. No comparativo com o quarto trimestre de 2020, o sistema subiu uma colocação.

O segundo lugar entre os nacionais foi 3D&T Alpha, também da Jambô Editora, que subiu nove colocações desde o último relatório e agora está em 47º no ranking mundial (0,07% campanhas ativas). 

Old Dragon RPG, da Buró Jogos, é o terceiro melhor colocado dos nacionais na listagem geral, subindo duas colocações e aparecendo em 89º lugar, com 0,02% das campanhas ativas. 

Skyfall RPG, do Mestre PedroK, que apareceu pela primeira vez no ranking mundial no último trimestre, foi o que subiu mais posições, saindo de 150º para 131º neste trimestre.

O Sistema Daemon (Daemon Editora), também cresceu, subindo duas colocações e chegando a 169º e Terra Devastada (RetroPunk Publicações), que também estreou em 2020.4, ganhou quatro colocações e chegou a 181º lugar.

Diogo Almeida

Jornalista, músico e jogador de RPG. Não necessariamente nesta ordem.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *