RPG Solo

AI Dungeon: como jogar RPG de mesa solo online e de graça

AI Dungeon permite jogar RPG de mesa sem mestre com inteligência artificial
AI Dungeon permite jogar RPG de mesa sem mestre com inteligência artificial – Imagem: AI Dungeon/Reprodução

O AI Dungeon promete uma experiência de jogar aventuras de RPG de mesa online (solo ou em grupo) sem ter um mestre/narrador, totalmente geradas por inteligência artificial. Esta ferramenta oferece uma mecânica GMless na qual um “mestre virtual” narra histórias interativas para um jogador sozinho (modo solo) ou um grupo de jogadores (modo multiplayer), respondendo a cada nova decisão tomada pelos usuários em um jogo de “mundo aberto”, com total liberdade de interatividade. 

É possível jogar AI Dungeon de graça nos universos de fantasia, horror, apocalipse, cyberpunk, batalha ou em um cenário customizável pelo jogador. Em outubro de 2020, a empresa liberou a possibilidade de jogar RPG no cenário de Cthulhu. Esta mitologia clássica de horror de HP Lovecraft que entrou em domínio público em 2019.

O que é AI Dungeon?

Inspirado em Dungeons & Dragons e desenvolvido por Nick Walton a partir do GPT-3, sistema de inteligência artificial financiado por Elon Musk, na primeira versão o AI Dungeon inicialmente “aprendeu” toda a base do site Choose Your Story, comunidade que reúne aventuras no modelo livro-jogo de RPG.

Além de entender quase qualquer comando em texto do jogador, o AI Dungeon narra toda a ambientação e reações dos NPCs (Non-Player Characters) às decisões tomadas pelo usuário.

ASsim, ele é capaz de proporcionar a diversão de jogar RPG sem um “mestre” humano, narrando uma aventura, com início, meio e fim. 

Cenário de Cthulhu foi incluído no AI Dungeon em outubro
Cenário de Cthulhu foi incluído no AI Dungeon em outubro – Imagem: AI Dungeon/Reprodução

RPG de mesa online solo, co-op e battle royale

Ao acessar o site do AI Dungeon ou baixar o aplicativo na Playstore, após fazer seu cadastro, é possível escolher em que tipo de cenário de RPG deseja jogar:

  • Fantasia
  • Mistério
  • Apocalíptico
  • Zumbis
  • Cyberpunk
  • Customizável
  • Arquivo (“Rei Leão” e “Quarentena”)
  • Halloween
  • Cthulhu (disponível na versão gratuita até o fim de novembro 2020)

Para quem quer jogar em grupo, o modo multiplayer (co-op local ou online) tem também a opção modo de batalha, na qual o jogador vai entrar em uma história do tipo battle royale. Basicamente, você vai poder jogar um “roleplay de pancadaria”.

Após a escolha do tema da aventura, é possível escolher uma classe (nobre, princesa, guerreiro, mago, bruxo, caçador, escudeiro, camponês, ladrão, fada).

Em seguida, o jogador vai definir o nome do personagem. A partir daí, o AI Dungeon começa a narrar a aventura para o jogador. 

UPDATE: Em 7 de novembro, o AI Dungeon anunciou um sistema de “barra energia” para os jogadores. Com isso, usuários gratuitos terão uma limitação de tempo de jogo mensal. Isso deve acontecer por causa dos altos custos de manutenção do sistema de inteligência artificial e, segundo os desenvolvedores, deve afetar apenas 7% dos jogadores.

Dá para jogar AI Dungeon em português?

No próprio navegador web é possível usar a ferramenta para jogar em português. Os comandos para o AI Dungeon devem ser feitos em inglês, claro, mas é uma opção para quem não domina a língua inglesa.

A experiência da tradução feita pelo algoritmo do browser não será perfeita, portanto, recomendamos tentar jogar em inglês.

Para jogar AI Dungeon em português, você deve:

  • No Google Chrome, clique com o botão direito do mouse na tela do AI Dungeon durante o jogo e escolher “Traduzir para o Português”.
Como traduzir uma página de internet no Google Chrome
Traduzir AI Dungeon para o português no Google Chrome
  • No Mozilla Firefox, instale a extensão Google Translator for Firefox e após isso, abra a página do AI Dungeon, selecione os trechos e traduza para o português.
  • No Microsoft Edge, ao abrir a página do jogo clique no símbolo de tradução na caixa de digitação de url:
Confirmar o painel de tradução
Traduzir AI Dungeon para o português no Microsoft Edge

Principais comandos para jogar AI Dungeon 

É possível comandar o personagem no AI Dungeon para realizar as seguintes interações com a história:

  • /do”: comandar o AI Dungeon para seu personagem realizar ações, com verbos do tipo search, attack, run… Exemplo: “Attack the monsters with the magical sword”
  • /say”: comandar o AI Dungeon para seu personagem dizer algo. 
  • /story”: guiar a narrativa do personagem em uma nova direção ou comandar o AI Dungeon para continuar a descrever a próxima cena/ação na história.
  • /remember”: comando para inserir informações cruciais da sua aventura, as quais o AI Dungeon deve sempre lembrar durante o jogo.

A lista de comandos do AI Dungeon ainda inclui:

  • Inserir informações básicas sobre o “mundo” em que o RPG está sendo jogado. 
  • Desfazer ações anteriores, caso a narrativa não se desenvolva com boa jogabilidade ou se a história tomar um rumo “aleatório”.
  • Repita uma cena ou ação, se não gostar da descrição ou não fizer sentido.

Suas histórias ficam salvas no AI Dungeon. Portanto, o jogador pode pausar e continuar o jogo posteriormente. Existe também a opção de compartilhar suas aventuras com a comunidade.

Mundo de Cthulhu

O AI Dungeon disponibilizou o novo cenário de RPG no Mundo de Cthulhu, inicialmente em versão gratuita. A aventura conta com opções de geração de personagem, que não existe nos outros cenários básicos, como a escolha de classe (acadêmico, investigador, médico ou estudante).

Cthulhu é o primeiro cenário jogável desenvolvido para a plataforma. Cada escolha de personagem e enredo, além de cada decisão tomada ao longo da história, deve ser capaz de gerar uma experiência única de storytelling

“O Chamado de Cthulhu”, clássico do terror nascido um conto de HP Lovecraft publicado em 1928, apresentou uma entidade cósmica horripilante cultuada por uma seita que busca trazê-la ao mundo e, com isso, causar o apocalipse.

O monstro Cthulhu se tornou tão assustador (e popular) que existe em praticamente qualquer esquina da cultura pop – música, cinema, televisão, teatro e, claro RPGs, jogos de tabuleiro e de cartas.

Taiguara Rangel

Jornalismo, marketing digital, SEO, ads. Boteco, música, literatura, futebol, etílicos. E um RPG no meio.

5 thoughts on “AI Dungeon: como jogar RPG de mesa solo online e de graça

Average
5 Based On 5

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *