Lobisomem: O Apocalipse

Lobisomem: O Apocalipse 5ª Edição tem novidades reveladas

Lobisomem: O Apocalipse
Lobisomem: O Apocalipse 5ª Edição está em fase de produção

O livro básico de Lobisomem: O Apocalipse 5ª Edição está confirmado e na quinta-feira (14) a Paradox Entertainment revelou mais novidades sobre o jogo. O update sobre Werewolf: The Apocalypse W5 saiu no mesmo dia em que a empresa anunciou uma edição de Hunter: The Reckoning para a 5ª edição do Mundo das Trevas.

Segundo o anúncio, a nova versão de Lobisomem: O Apocalipse é voltada para contar histórias sobre soluções radicais que exploram um apocalipse ambiental onde as injustiças provocam saídas urgentes e violentas. “É um jogo sobre rasgar seus inimigos… e viver com a repercussão disso”, diz a descrição do jogo. 

“W5 é um projeto emocionante pois eu sinto que os jogadores realmente vão se conectar com seu conteúdo e sua mensagem. Muitas pessoas hoje lutam com suas frustrações sobre a crise climática e o que se tornou “o novo normal” e não têm certeza de como expressar sua raiva. Qual a melhor maneira de se libertar do que como um lobisomem que condena os responsáveis?”, disse Justin Achilli, chefe de criação do Mundo das Trevas.

Mundo das Trevas atualizado

O cenário do Mundo das Trevas também foi atualizado para esta nova edição de Lobisomem: O Apocalipse. O universo continua sendo o nosso, mas com os problemas ambientais ainda mais graves, quase em um ambiente pós-apocalíptico, isso para os lobisomens, claro. 

“Não é como em Mad Max, por exemplo, mas é um mundo que está morrendo muito rápido e os humanos não percebem isso, estão animados com seus videogames, com internet de alta velocidade, pouco se importando com as mudanças climáticas. Os lobisomens mais jovens não estão preocupados em evitar o apocalipse. Para eles esse estágio já chegou e agora eles precisam reverter a situação e evitar que piore. Estão desesperados em pegar de volta o que foi tirado deles”, conta o chefe de criação. 

Alguns elementos do novo cenário de Lobisomem estão disponíveis no jogo Werewolf: The Apocalypse – Heart of the Forest, da Different Tales. Os fãs de quadrinhos também podem ter um gostinho de como vai ser o jogo na HQ Crimson Thaw, da Vault Comics. 

Werewolf The Apocalypse Heart of the Forest
Saiba mais sobre o cenário de Lobisomem: O Apocalipse 5ª Edição no jogo Werewolf The Apocalypse Heart of the Forest

Mudanças no cenário de Lobisomem

As 13 tribos de Lobisomem: O Apocalipse estão mantidas para a 5ª edição, mas, em uma stream transmitida no Twitch do Mundo das Trevas, Achilli falou que elas vão passar por mudanças, assim como foi com os clãs de Vampiro: A Máscara.

A principal mudança é a alteração no conceito de tribo a partir de fatores étnicos, culturais e geográficos da região em que os Garou (como são chamados os lobisomens no jogo) vivem. 

“Estamos atualizando Lobisomem para uma roupagem moderna. Obviamente, a cultura do jogo é focada em uma divisão por tribos, que tinham suas contrapartes inspiradas em culturas da vida real. O que estamos tentando fazer em W5 é quebrar isso, para que a gente abra as tribos e os personagens possam ser de qualquer cultura em qualquer tribo. Não existe isso de ‘o personagem nasceu em determinado lugar, logo ele obrigatoriamente é de uma determinada tribo’, disse Justin. 

Outra mudança importante para tornar o jogo mais inclusivo é a exclusão da ideia do Métis, onde a raça de nascimento dos Garou tem influência no nível de poder do lobisomem. 

“Estamos em 2021 e não cabe focar em como as circunstâncias de um nascimento, a pureza da raça, torna alguém menor ou maior. Estamos nos livrando desses elementos no jogo. Não existe mais essa questão do ‘Não Cruzarás com Outro Garou’ na Litania, por exemplo. Você é livre para amar quem você quiser e os lobisomens têm problemas muitos maiores para se preocupar – como recuperar Gaia do apocalipse – do que com quem vai cruzar, por exemplo”, completa Achilli.

Diogo Almeida

Jornalista, músico e jogador de RPG. Não necessariamente nesta ordem.

2 thoughts on “Lobisomem: O Apocalipse 5ª Edição tem novidades reveladas

  • Marcos Ribeiro da Silva

    Onde adquirir os livros mais recentes do mundo das trevas?
    Existe algum grupo que joga de forma on-line?

    Reply
    • Até o momento só existe lançado em português a versão mais recente de Vampiro: A Máscara. Está sendo lançado pela editora Galápagos, mas dá pra comprar na Amazon: https://amzn.to/3kUdgHG

      Reply
Average
5 Based On 1

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *