Tiny Dungeon

RPG minimalista Tiny Dungeon 2ª Edição em português está em pré-venda no Brasil

Capa da edição brasileira de Tiny Dungeon 2ª Edição

A versão brasileira do RPG minimalista Tiny Dungeon 2ª Edição está em pré-venda com descontos na loja da Editora Retropunk, responsável pela distribuição do jogo no país. Tiny Dungeon é um sistema simples que pode ser utilizado para introduzir novatos ao mundo do RPG, uma vez que tem regras fáceis e utiliza apenas, no máximo, três dados de seis lados (d6), que podem ser encontrados em vários jogos de tabuleiro.

Durante o período de pré-venda, o livro impresso mais os micro cenários está custando R$ 34 e a versão digital apenas do livro em PDF custa R$ 12. Também é possível comprar um suplemento com micro cenários por R$ 9,99 ou o kit completo, que também vem com um mapa de combate riscável e três dados, por R$ 49,90. A venda é feita na loja da Retropunk, que é parceira do Mesa de RPG. Além dos descontos da pré-venda, os leitores podem usar o cupom mesarpg10 e ganhar ainda 10% de desconto em cima do valor final.

Tiny Dungeon é um jogo voltado para aventuras de fantasia medieval e utiliza um sistema próprio para rolagens, chamado TinyD6. A maioria dos testes envolvem a rolagem de dois dados de seis lados (2d6) cujos resultados 5 ou 6 são sucessos. Mais um dado é adicionado se houver uma vantagem no teste. Se houver desvantagem, apenas um dado é rolado.

A construção dos personagens do jogo segue um estilo semelhante a de outros jogos da mesma temática. Uma diferença é que o sistema aboliu o termo raça, para se referir à espécie do personagem, e adotou o nome herança, uma vez que a palavra raça “falha em relatar o espectro total de uma herança cultural, ambiental e genética” e a herança “permite que reconheçamos e abracemos a diversidade entre os grupos”, segundo os criadores. 

Tiny Dungeon tem oito heranças que podem ser escolhidas pelos jogadores: salimar, anão, arvorídeo, humano, goblin, karhu, fey e lagartino

Heranças de Tiny Dungeon

No total, são oito heranças disponíveis no jogo: humanos, fey, anões, goblins, salimar, arvorídeos, karhu e lagartinos. Humanos, anões e goblins são semelhantes às suas contrapartes em outros jogos; os fey são a representação dos elfos; salimar é uma herança de um povo que parecem lagartos; arvorídeos são árvores-vivas; karhu são parecidos com ursos inteligentes; e lagarinos são uma herança de povos semelhantes a reptilianos. 

Cada herança possui características específicas, como pontos de vida diferentes e traços únicos, uma espécie de talento ou habilidade especial.

Traços únicos

Após escolher a herança, os jogadores e jogadoras devem escolher três traços únicos (ou mais, dependendo do traço de herança). Os traços definem as especialidades de cada personagem e o livro apresenta um total de 40 traços diferentes para personalização. 

Armas

Por fim, basta escolher as armas. Em Tiny Dungeon existem três categorias de armas: corpo a corpo leves, corpo a corpo pesadas e à distância. Primeiro escolhe-se qual categoria a personagem é proficiente e, em seguida, um tipo específico de arma para ser especializada. Cada personagem começa com uma arma de preferência. 

No geral, é possível ler o livro em cerca de uma hora e aprender a mecânica básica em uns 20 minutos. As pessoas que forem mestrar podem adaptar quaisquer cenário para as regras de Tiny Dungeon ou utilizar um dos seis micro cenários disponíveis no livro de regras.

Diogo Almeida

Jornalista, músico e jogador de RPG. Não necessariamente nesta ordem.

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