Ordem Paranormal

Ordem Paranormal RPG: análise do Guia Rápido de Regras

Ordem Paranormal RPG Guia Rápido de Regras
Capa de Ordem Paranormal RPG Guia Rápido de Regras

O livro básico de Ordem Paranormal RPG ainda não foi publicado. Porém, o recém-lançado Guia Rápido de Regras introduz as principais (regras, obviamente) mecânicas necessárias para jogar com o sistema do RPG criado por Cellbit em parceria com Felipe Della Corte (desenvolvedor de Tormenta20), Pedrok e Silvia Sala (responsáveis por Skyfall RPG)

Ordem Paranormal é um cenário iniciado em fevereiro de 2020 pelo youtuber Cellbit. Desde então, passou por adaptações pegando emprestadas mecânicas de The Esoterrorists (sistema Gumshoe), Call of Cthulhu (sistema d100) e Dungeons & Dragons (sistema d20).

A partir da quarta e atual temporada, “Calamidade”, um playtest das regras oficiais de Ordem Paranormal RPG começou a ser utilizado como base.

Dicas para quem quer jogar Ordem Paranormal RPG

✅ Jogadores iniciantes: em pouco mais de 30 páginas, o resumo de regras é didático e simples de entender até mesmo para quem nunca jogou RPG;
✅ Jogadores experientes: o guia apresenta inovações muito interessantes para quem é fã do sistema d20 ou de Tormenta 20, como os elementos dos rituais, as regras de inventário e as reações durante cenas de combate.
✅ RPG recomendado para fãs de: Cthulhu Mythos, Supernatural, Lost, Arquivo X, Twin Peaks, Fringe e Scooby Doo.

Principais regras de Ordem Paranormal RPG

Classes básicas – três opções

Ordem Paranormal RPG segue fiel a Call of Cthulhu neste aspecto, simplificando a escolha em três caminhos a serem seguidos: combatente, especialista e ocultista.

A escolha da classe define Pontos de Vida, Pontos de Esforço, valor de Sanidade (Nível de Exposição) e número de perícias nas quais o personagem é treinado.

Atributos e perícias – menos é mais

Em vez dos 6 atributos básicos do sistema d20, temos aqui 5 atributos. Além disso, o personagem possui um valor numérico que já é o próprio bônus. Enquanto isso, as perícias foram atualizadas para o universo de Ordem Paranormal.

Testes – qualquer combinação pode valer

Uma novidade interessante é que o teste de perícia é feito com 1d20 mais a quantidade de d20 do seu bônus do atributo, adicionando +5 se o personagem for treinado na perícia. Ou seja, um personagem com Força +2 e treinado em Atletismo vai rolar 3d20 + 5 e ficar com o número mais alto no d20 para tentar alcançar a dificuldade estipulada pelo mestre.

Outra mecânica do jogo é que qualquer combinação entre atributos e perícias é permitida para realizar testes, desde que autorizada pelo mestre e faça sentido na interpretação do personagem.

Ordem Paranormal, RPG de Cellbit
RPG Ordem Paranormal, do youtuber Cellbit

Pontos de Esforço – habilidades e rituais

Adaptado a partir dos “Pontos de Mana” de Tormenta 20, os PEs são usados para habilidades especiais e rituais. Um destaque interessante é a possibilidade de ter que sacrificar PEs de forma permanente para poder lançar um ritual muito poderoso.

Sanidade – de perturbado a insano

Difundida originalmente em Call of Cthulhu, a versão da tabela de efeitos da insanidade em Ordem Paranormal RPG traz diversas situações que deixam nítido o horror enfrentado pela mente do personagem.

O livro traz informações sobre o dano mental, que faz o personagem perder sanidade em vez de Pontos de Vida. Assim, levando o personagem de perturbado para enlouquecido e, por fim, completamente insano, garantindo excelentes caminhos narrativos, seja no drama ou na comédia.

Equipamento – Prestígio e Patente

O sistema facilita a jogabilidade ao apresentar as regras de equipamentos. Como todo personagem é agente da Ordo Realitas, o acesso dele a armas e outros acessórios depende do Prestígio e da Patente que possui. Ou seja, em linhas gerais, através da experiência obtida com o cumprimento de missões de menor ou maior grau de dificuldade.

O inventário calculado em “espaços” é uma simplificação de regras que surgiu como regra opcional de Tormenta 20, em uma edição da revista digital Dragão Brasil. Assim, em vez de perder tempo calculando o peso dos itens que é capaz de carregar, o sistema oferece a regra de limite de espaços disponíveis na carga (sim, como os “slots” de RPGs virtuais).

Rituais e Elementos

Os rituais são parte importante do universo de Ordem Paranormal e possuem mecânicas muito simples para sua utilização em jogo. Para quem estiver familiarizado com as regras de magia de Tormenta 20 será ainda mais fácil.

O Guia Rápido de Regras oferece apenas os rituais de 1º círculo necessários para jogar a aventura Os Espinhos da Aurora Escarlate.

Um dos pontos mais interessantes das regras de rituais são os Elementos: Conhecimento, Energia, Morte, Sangue e Medo. Além disso, há uma correlação de eficácia maior ou menor ao usar um Ritual de determinado elemento contra uma Criatura ou contra outro Ritual. Quem joga Pokemón vai sacar fácil.

Cenas – Ação, Investigação e Interlúdio

Ordem Paranormal divide a narrativa de uma sessão de jogo (“episódio”) em cenas, uma forma de medir a passagem do tempo conforme mudam o cenário ou a narrativa passa de uma ação para uma investigação ou vice-versa, entre outras condições decididas pelo mestre.

A ação se desenrola com as mesmas mecânicas de combate do sistema d20. Adicionalmente, o jogo traz a possibilidade de usar ações de reação durante um combate como uma forma de “defesa ativa”. O personagem pode reagir uma vez por rodada para bloquear, contra-atacar ou esquivar de um ataque.

As Cenas de Investigação se desenrolam com testes de perícias e uma mecânica de urgência, ou seja, quanto tempo os personagens têm para investigar o local.

Já as Cenas de Interlúdio acontecem durante as missões, mecânica desenvolvida inicialmente em Tormenta 20 para o personagem desenvolver a própria narrativa entre uma e outra aventura do grupo.

Morte – há vida sem matemática

O sistema do RPG de Cellbit facilita a vida da galera de humanas. Em Ordem Paranormal, não é necessário calcular a gravidade da situação toda vez que um personagem chegar a zero Pontos de Vida.

Ao atingir zero ou menos Pontos de Vida, se um personagem não tiver os PVs restaurados até a quarta rodada, ele morre. E se na mesma cena ele começar a morrer novamente, essa “sobrevida” vai caindo para três, duas ou uma rodada, até levar à morte instantânea.

NPCs – resumo em uma frase

Para quem for mestrar Ordem Paranormal RPG, no final do Guia de Regras há uma ideia emprestada do RPG Numenera e trazida para cá de forma bem eficaz.

Ao ter que lidar com a construção de NPCs (Non-Player Characters, ou Personagens Não-Jogadores), escreva uma frase-chave que resume tudo que você precisa saber sobre quem é e o que pretende este personagem na história. Assim, além de um nome provavelmente improvisado na hora, ele pode ter um objetivo na vida e alguma característica marcante que o torne mais interessante para os jogadores.

Taiguara Rangel

Jornalismo, marketing digital, SEO, ads. Boteco, música, literatura, futebol, etílicos. E um RPG no meio.

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