Indie

Conheça o RPG Mares do Sertão, que une Nordeste, cordel e baralho

Mares do Sertão é acompanhado de quatro suplementos em Cordel. Neste Dia do Nordestino, o Mesa de RPG também mostra o jogo independente Lajedos & Lagartos.

Mares do Sertão RPG Nordestino
Mares do Sertão é um RPG independente cuja história se passa no Nordeste brasileiro – Arte: Isabelle Quirino/Divulgação

Já imaginou montar uma mesa de RPG cujo cenário é o Nordeste brasileiro ou uma versão fantástica dele, com monstros extraídos de criaturas da literatura de cordel, lugares áridos e personagens inspirados por cangaceiros e outros tipos da cultura nordestina?

Nesta quinta-feira (8), data em que se comemora o Dia do Nordestino, o Mesa de RPG mostra o Mares do Sertão, um RPG independente criado no Rio Grande do Norte e que usa cordéis como suplemento para contar histórias do povo nordestino.

Mares do Sertão é um RPG criado pelo historiador Diego Azevedo e desenvolvido pela equipe do Historiart Studio, um grupo de historiadores e historiadoras que busca movimentar o conhecimento histórico para além dos espaços formais de educação. Além de Diego, fazem parte também Isabelle Quirino e Jefferson Oliveira.

Conhece algum outro RPG arretado como esses? Manda para nós do Mesa de RPG no Instagram, Twitter e Facebook; não se esqueça de se inscrever no canal do YouTube e na newsletter; e entrar no grupo do Telegram.

Mares do Sertão

Cordel-RPG, suplemento de Mares do Sertão
Cordel-RPG, suplemento de Mares do Sertão – Artes: Isabella Quirino/Divulgação

O jogo, na verdade, um cenário inspirado no Sertão, é construído sobre a base do sistema Adventure Cards, criado pela equipe do Historiart, e que utiliza cartas de baralho ao invés de dados. Eles também são responsáveis pelos jogos Caçadas Primais e MovinOn.

Nele, as jogadoras interpretam protagonistas da história, as águas do sertão, enquanto que a mestre é chamada de Repentista. A história é desenrolada a partir das cartas puxadas e o cenário é o próprio Nordeste brasileiro.

“Buscamos propiciar uma experiência narrativa pautada nas características do imaginário do nordeste: A linguagem, a paisagem, o cangaço, o coronel, a igreja e o campo, bem como em subversão, as heroínas indígenas e negras revolucionárias em busca de derrubar o sistema de opressão,”

Trecho extraído da descrição de Mares do Sertão

Os cordéis-RPG, quatro no total, são vendidos no Dungeonist à R$ 2 cada. Eles trazem novas regras que complementam a prévia de Mares do Sertão, que poder ser baixada de graça no mesmo site. Nos cordéis são apresentadas novas regras a partir de cada uma das quatro heroínas do jogo. 

“O Nordeste é uma invenção social com tempo e espaço de concepção. Um Nordeste clássico foi criado ali no século passado e desde então vem sendo reforçado. Que Nordeste é esse? Que narrativas são essas? Quem as protagoniza? O que é Nordeste, afinal? É um pouquinho do que a gente tenta perguntar quando está criando jogos deste tipo,” disse Diego ao Mesa de RPG.

Prévia de Mares do Sertão RPG
Prévia do jogo Mares do Sertão está disponível para baixar de graça no Dungeonist – Foto: Mares do Sertão/Reprodução

O jogo tem um sistema simples de regras em que os sucessos arretados ou os fracassos endiabrados são resolvidos a partir do número tirado na carta após a jogadora dizer qual ação vai fazer. Bônus e redutores são dados a partir da interpretação, que pode contar com duelo de rima e repente, além de contação de causos da personagem.

Com a pandemia, a situação do jogo deu uma segurada. Os membros do Imaginart são professores e a rotina de trabalho docente ficou aumentada por causa das aulas virtuais. Apesar disso, o grupo continua trabalhando no jogo. “O que vem por aí é Mares do Sertão em baralho ilustrado com pessoas incríveis da nossa comunidade dando as caras nos personagens”, completou.

Lajedos & Lagartos

Capa de Lajedos & Lagartos
Capa de Lajedos & Lagartos – Foto: Pensotopia/Reprodução

E se D&D tivesse sido criado no Brasil e inspirado na obra de Ariano Suassuna, em vez de ter sido criado nos Estados Unidos e inspirado na obra de Tolkien? Pois é, antes de Mares do Sertão, há quase uma década, o paraibano Daniel Nóbrega, o Danielfo, pensou nessa ideia e começou a elaborar o jogo Lajedos & Lagartos, que trazia toda a estética do realismo fantástico e do Movimento Armorial para as mesas de RPG. 

O jogo utiliza a OGL de D&D 3ª Edição e tinha a proposta de publicar de três “livretos básicos”: o “Caderno do Jogador”, o “Manual dos Coisa-Ruim” e “A Escarcela do Conversador”, com regras próprias para aventuras vividas no calor do Sertão nordestino. 

Em 2011 o autor lançou a versão 0.1 do jogo, no blog Pensotopia. A versão final chegou a ser anunciada, mas não foi lançada. O blog está fora do ar, mas pelo Internet Archive é possível encontrar os registros da história do jogo. O Mesa de RPG não conseguiu contato com Daniel para saber como anda o projeto quase dez anos depois.

'Folhetos Básicos' de Lajedos & Lagartos
‘Folhetos Básicos’ de Lajedos & Lagartos, RPG de realismo fantástico inspirado no Nordeste – Foto: Pensotopia/Reprodução

Dia do Nordestino

O Dia do nordestino é comemorado em 8 de outubro e celebra a cultura típica da Região Nordeste do Brasil. A data foi escolhida em homenagem ao poeta, cantor e compositor cearense Patativa do Assaré. Ele não nasceu no dia 8 de outubro, mas esta foi a data escolhida pela Câmara Municipal de São Paulo para homenagear a região onde ele nasceu, dentro da comemoração do centenário de Patativa, em 2009.

Diogo Almeida

Jornalista, músico e jogador de RPG. Não necessariamente nesta ordem.

6 thoughts on “Conheça o RPG Mares do Sertão, que une Nordeste, cordel e baralho

  • Matheus Carvalho Medvedeff

    Danielfo é meu amigo. Vou repassar a matéria para ele e pedir para ele entrar em contato.

    É uma pena ele ter descontinuado o L&L, mas ele sempre gosta de falar sobre o projeto.

    Reply
    • Olá Matheus! Que legal que você conhece o Daniel, pede para ele entrar em contato conosco que a gente fala mais sobre o projeto dele aqui!

      Reply
  • Some liquid body cleansers actually help moisturize the skin buy cialis online A perforation in those passages could lead to spillage of bacteria and potentially catastrophic results, Lanigan said

    Reply
  • The efficiency of the pathway network in HER2 was 0 priligy generico With many of our new initiatives gaining momentum and contributing strongly to our results, we re enjoying even greater flexibility, which allows us to continue to invest in new and promising areas

    Reply
Average
5 Based On 5

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *